quinta-feira, 18 de março de 2010

Comer, rezar, amar.




Olá pessoas. Eu não me lembro de ter comentado, mas um dos meus prazeres é a leitura, e volta e meia pretendo comentar por aqui alguns livros. Pois bem, ontem finalizei o livro "Comer, rezar, amar" da autora americana Elizabeth Gilbert. Quero confessar antes de mais nada, que relutei muito em ler esse livro, imaginei que talvez fosse mais um diário de uma viajante e que eu não conseguiria me manter presa a história. O fato é que esse livro, já foi traduzido para 36 idiomas, e continua no topo dos livros mais vendidos do mundo, o que bastou para atiçar minha curiosidade. Então comprei o livro, e surpresa: adorei. Me identifiquei muito com a autora, ela tem uma forma hilária de se expressar, e aos poucos percebi que sua história em busca da paz espiritual pode ser aplicada a todos nós. Ela dividiu sua jornada em três países diferentes, perante a três culturas diferentes, e se adaptou muito bem a elas. Quem me dera passar por uma experiência assim. Adorei sua estadia na Índia, sendo que Gilbert queria ter um encontro com Deus, e foi nesse país onde ela obteve importantes ensinamentos espirituais, e pode entender que a presença de Deus está lá no fundo de nossos corações, Deus é uma presença. Não tenho o objetivo de ser uma estraga prazer e revelar um resumo completo do livro, e sim o que mais me identifiquei com ele. Ele ressaltou minha crença que, na vida tudo funciona num ciclo perfeito, pessoas vêem e vão de nossas vidas, e que cada acontecimentos possui sua finalidade de ser. Percebi através desse livro, que um bem só nos é permitido recebê-lo se estivermos preparados para recebê-lo. Sim, Deus é uma presença, um sentimento acolhedor de amor e compreensão, que só não conseguimos sentir por conta de nossa amargura. A fé e a esperança devem prevalecer todos os dias aconteça o que acontecer, é o sentimento de fé que vai nos acolher, pois tudo passa e vai nos restar o entendimento sobre a causa do que ocorre em nossa volta. Somos escravos do medo por conta de nossos pensamentos negativos, em um trecho Gilbert afirma que "suas emoções são escravos dos seus pensamentos e você escravo de suas emoções. Não quero me estender mais, apenas deixo a dica de uma boa leitura, cativante e engraçada e finalizo deixando um trecho do livro:
Percebi então como Deus ama a todos nós e recebe todos nós, e que não existe no universo nem céu nem inferno, a não ser, talvez, em nossas mentes aterrorizadas. Porque se um único ser humano que fosse, ferido, e limitado, podia vivenciar apenas um episódio assim de perdão e aceitação absolutos de seu próprio ser, então imaginem!-apenas imaginem- o que Deus, em Sua eterna compaixão, é capaz de perdoar e aceitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário