terça-feira, 22 de junho de 2010

Globo e Sílvio de Abreu geram controvérsias em torno da profissão de Relações Públicas

No último dia 16, a Rede Globo levou ao ar uma cena da novela Passione, que deu o que falar entre todos os meus colegas Relações Públicas. Na trama, Saulo personagem de Werner Shunermann, durante o diálogo com Fred, personagem de Reynaldo Gianechini, oferece ao galã e vilão o cargo de Relações Públicas. O mais intrigante, e foi o que gerou polêmica principalmente no twitter, foi banalização evidente exposta da profissão durante a cena exibida. Durante o diálogo, Saulo e Fred discutem qual seria o melhor cargo para Fred na metalúrgica, e foi denominado que seria o cargo de Relações Públicas. Segundo Saulo, esse seria o melhor cargo para Fred pois o galã não entende nada de metalúrgica, mas poderia ter uma colocação na empresa, já que o personagem tem boa aparência, é articulado e persuasivo, o que seria o suficiente para o autor da novela, Silvio de Abreu definir que Fred poderia ser o Relações Públicas da empresa.
Evidentemente que não somente eu, mas todos os profissionais de Relações Públicas sentiram-se ofendidos. Também pudera, não é pra menos. Passamos anos estudando e tentando explanar aos leigos o que é ser um Relações Públicas, e após sermos diplomados é necessário ter um número de registro no conselho regional de Relações Públicas, para podermos exercer a profissão legalmente. Considerei total falta de respeito o modo que a profissão foi exposta na trama, afinal de contas, ficou claro que Saulo não tendo nenhum cargo disponível para Fred, naquele momento “descolou” o cargo de Relações Públicas, tratando como se fosse um cargo qualquer não exigindo grandes aptidões, como se não houvesse nenhuma responsabilidade sobre esse cargo.
Silvio de Abreu não deve ter se dado conta ou não se informou que para atuar como Relações Públicas é exigido no mínimo, ter formação superior. Isso foi exposto em rede nacional em horário nobre, suficiente para que a Globo e autor pudessem abordar a profissão de forma banal.
Certa vez quase discuti com uma amiga que mora em São Paulo, após receber um email dela querendo saber o piso salarial da categoria, pois ela faria entrevista de emprego para uma vaga de Relações Públicas. A primeira pergunta que fiz a ela foi se ela tinha formação nessa área e mais ainda, se ela possuía um número de registro que permitiria exercer a profissão. Deixei bem claro a ela, que esse tipo de pergunta havia me causado uma certa irritação, visto que dediquei alguns anos da minha vida na universidade, fazendo alguns sacrifícios para poder me formar. Acrescentei inclusive que era uma pena eu não saber para qual empresa seria a entrevista que ela faria, pois adoraria denunciá-la ao conselho regional. Chega de banalizarem nossa profissão, cansei de ver vagas em cadernos de emprego onde solicitam Relações Públicas com segundo grau completo.
No dia 19/06 após receber reclamações pedindo uma atitude, o Conselho Regional de Relações Públicas do Rio de Janeiro entrou em ação e enviou uma carta à emissora, reclamando que foi nítida a impressão de nomear o vilão como Relações Públicas em decorrência da sua boa aparência e boa fluência verbal, uma vez que o personagem não possui curso superior. Obviamente que Silvio de Abreu ficou a par da polêmica gerada em torno dessa questão, e afirmou em carta ao conselho que Fred vai ter outra função na empresa.
Entendemos que novela não passa de ficção, mas atitudes como acabam denegrindo a imagem da profissão, e entendemos principalmente que quanto mais a profissão for abordada de modo banalizado como foi abordado nesta novela, maior será a luta dos profissionais para garantir o devido reconhecimento e competência da profissão no mercado de trabalho. Somos antes tudo profissionais de comunicação social. E não desanimemos colegas Relações Públicas! Vamos continuar denunciando ao conselho quaisquer atitudes que venham a estimular a banalização em torno de nossa profissão!

Link da cena:
http://passione.globo.com/videos/v/saulo-fica-desconfiado-com-o-interesse-de-fred-na-metalurgica/1285036/#/cap

Repercussão da abordagem dada à profissão Relações Públicas
http://www.abril.com.br/blog/passione-novela/2010/06/21/apos-reclamacao-do-conselho-de-relacoes-publicas-silvio-de-abreu-esclarece-que-fred-nao-sera-rp/

Um comentário:

  1. Foi uma atitude ridícula de marketing!!!! Com certeza ela sabia da regulamentação da profissão. O autor só fez isso para saber qual o perfil dos noveleiros de plantão. Fico decepcionada! Pois são milhares de passoas atrás que a profissão dá. Tudo por causa de um idiota marketeiro.
    A propósito, muito já identifiquei pessoas tentanto ser Relações Públicas sem terem formação. É absurdo!!!

    ResponderExcluir